top of page

Renovação Carismática Católica

 

A Igreja, ao longo de sua história, tem presenciado o surgimento de muitos"despertares" e movimentos de “renovação”. Como observa o conceituado teólogo Heribert Mühlen, em muitos deles “irrompe assim, novamente, a vitalidade pentecostal

da Igreja, e isso de um modo nunca previsto”. Desde o princípio, os integrantes da Renovação, para melhor promover suas atividades, sentiram a necessidade de organizarem-se, contando para isto com equipes de âmbito local, regional, nacional e internacional. Essas equipes têm como função promover uma articulação entre suas coordenações e garantir sua unidade.

O Grupo de Oração é a base da estrutura da Renovação Carismática. Organizados geralmente nas paróquias e liderados por leigos, eles são formados por um númerovariado de pessoas, em reuniões que acontecem semanalmente. Muitos dos grupos de oração deram origem às comunidades carismáticas(22) , onde os laços de vida entre seus integrantes são mais estreitos. Estas comunidades têm várias estruturas, vocações, formas e graus de dedicação. Algumas delas foram muito importantes para o desenvolvimento e propagação da Renovação. Além de encontros nos grupos de oração, os membros da Renovação Carismática se reúnem com alguma freqüência em encontros de oração, que ocorrem nos fins de semana, na forma de retiros visando aprofundar o conhecimento de Renovação e preparar novos líderes. Podem ser organizados em âmbito paroquial, diocesano, etc. Igualmente, em média uma vez por ano, ocorrem em cada Estado ou Diocese os Cenáculos que são grandes encontros que reúnem milhares de pessoas em estádios de futebol, ou ginásios esportivos, onde realizam-se dias de oração semelhantes aos que ocorrem nos grupos de oração.

Assim, a Renovação criou uma organização interna que lhe dá um elevado grau de maleabilidade: por um lado, cada grupo de oração goza de grande autonomia, podendo realizar suas reuniões conforme as necessidades específicas de seus membros; por outro, as equipes de coordenação, atuando por meio das atividades auxiliares, garantem à Renovação Carismática uma linha comum.

 

Mais em: http://www.rccbrasil.com.br/interna.php?paginas=42 

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
         NOSSAS PASTORAIS E MOVIMENTOS

 

O que é Pastoral?

 

       A Igreja chama de “pastoral” o cuidado para com todas as realidades a que ela é chamada a evangelizar em nome de Cristo, Bom Pastor. As pessoas enviadas por Cristo para continuar a sua obra assumem a tarefa pastoral em comunhão com toda a Igreja e para o bem de todo o rebanho.

          Os Ministérios são serviços confiados pela Igreja aos fiéis que assumem com responsabilidade a missão de evangelizar. É, portanto, uma tarefa destinada a realizar no seio da comunidade a diakonia, ou seja, um serviço a Cristo e aos irmãos.

Ministérios de Música
 

Os ministérios de música precisam se colocar totalmente à disposição de Deus junto com o seus dons, precisa colocar nas mãos de Deus a suas vozes, os seus instrumentos, os seus acordes, porque não são chamados a utilizar a música como passatempo, para fazer um “show”, para aparecer ou ser elogiado, mas para cumprirem a vontade de Deus, para servirem a Deus, para que Deus seja glorificado e amado, para ajudar a colocar o coração dos homens em sintonia com o de Deus. Quem deve aparecer é Deus e a sua verdade. A música deve ser uma profecia da própria vida, deve haver uma unidade entre aquilo que se canta e aquilo que se vive ou se deseja viver. Somente assim um ministério será terra boa onde o Espírito Santo poderá produzir os seus frutos. 

A paróquia conta com quatro ministérios de música atuantes.

ECC - Encontro de Casais com Cristo

 

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.

A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)

Movimento de Cursilho de Cristandade

 

É um encontro vivencial, com uma dinâmica própria, onde um grupo de cristãos (leigos e sacerdotes) testemunha sua caminhada e coloca para reflexão e debate temas ligados a fé e à vida.

O Cursilho é um método que gera um movimento, nos despertando e capacitando a criar núcleos de cristãos que prossigam levando aos seus vários ambientes os critérios e valores do Evangelho.

É também um tempo forte do Movimento de Cursilhos de Cristandade, em que a proclamação jubilosa da Boa Nova, a entrega da Mensagem (Graça, Reino e Seguimento de Jesus) aos participantes, é feita de forma vivencial e comunitária;

O Cursilho é tanto para homens como mulheres, adultos ou jovens, que sejam pessoas:

  • Com capacidade de redescobrir e reafirmar sua personalidade através de opções livres e conscientes;

  • Inquietas, ansiosas para transforma-se e transformar o mundo na linha da solidariedade e da justiça;

  • Aptas para viver em e para a comunidade, capazes de dar sabor como o sal, de iluminar como a luz, de transformar a massa como o fermento.

O Cursilho não é:

  • Apenas uma expediência de fim-de-semana ou um simples retiro ou uma terapia de grupo. É uma experiência profunda de fé, de transformação pessoal e religiosa.

O Cursilho existe para evangelizar, em quatro aspectos:

  • Possibilitar a vivência e a convivência do fundamental cristão;

  • Ajudar a descobrir e a realizar a vocação pessoal, respeitando-a;

  • Criar núcleo de cristãos;

  • Fermentar de Evangelho os ambientes

 

Mais em: http://www.cursilhocuritiba.com.br/site/Retiros1/O-que-e-o-Cursilho

                      Apostolado da Oração

 

O que é o Apostolado da Oração (AO)?

No livro dos estatutos do AO, encontramos esta definição: "O AO constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital de Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo".
Em resumo,
O APOSTOLADO DA ORAÇÃO:
• Propõe um caminho rumo à santidade
• A partir do oferecimento diário
• Que transforma nossa vida
• E nos coloca em comunhão universal de preces
• Pela força do Espírito Santo que habita em nossos corações,
• E nos impele a vivenciar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus
• Para que, alimentados e modelados por Ele na Eucaristia,
• E reconciliados com Ele pelo sacramento da Reconciliação,
• Possamos colocar-nos plenamente, de coração inteiro, a seu serviço e a serviço da Igreja, a exemplo de Maria, para que seu Reino venha a nós, hoje, amanhã e sempre.
O que é ser um membro do AO?
É ser uma pessoa associada ao AO com o desejo de viver esta espiritualidade.

Paróquia São Paulo Apóstolo, Querência do Norte, PR
bottom of page