top of page

PASTORAL DO DÍZIMO

A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo desempenhará as seguintes funções:

 

a) COORDENAR todas as atividades dos membros desta pastoral da Paróquia ou Área pastoral, proporcionando condições para que cada membro da comunidade realize com alegria o seu desejo de participar do dizimo.

 

b) MANTER funcionando a Pastoral do Dízimo, em vista a alcançar as metas estabelecidas (visitas, plantão, comunicação, administração e outras, se a comunidade assim o desejar).

 

c) PLANEJAR, DEFINIR, EXECUTAR e APERFEIÇOAR continuamente o método de trabalho escolhido, tendo em vista o êxito total das metas estabelecidas.

 

d) CONSCIENTIZAR as comunidades, as Áreas pastorais e as Paróquias, por meio de campanhas, cursos encontros, boletins, cartazes e demais meios possíveis, quanto à importância e ao sentido do dízimo para a manutenção da Igreja e o desempenho de sua missão.

 

e) MOTIVAR E ANIMAR a comunidade a se interessar e a se comprometer, espontaneamente, com o dízimo paroquial.

 

f) CELEBRAR O DIA DO DIZIMISTA, promovendo a missa da partilha, com momentos especiais de oração, de bênçãos e de ação de graças. Esse dia poderá ser usado como momento de conscientização e valorização da partilha.

 

g) LEMBRAR as datas importantes da vida do dizimista, tais como nascimento, casamento, etc.

 

h) VALORIZAR o dizimista, pois é ele o protagonista da ação evangelizadora e é a “alma da dinâmica da comunidade”.

 

i) TREINAR, periodicamente, os agentes através de curso de formação grupal e técnicas de comunicação.

 

j) CRIAR ambiente de fraternidade entre os agentes e contribuintes, realizando, de quando em quando, encontros com os agentes de pastoral para diálogo e confraternização.

 

 

Prestação de Contas

 

É importante que, mensalmente, se faça a prestação de contas do dízimo. Isso não somente leva a Comunidade, a Área pastoral, a Paróquia, a Região Episcopal e a própria Arquidiocese a uma maior confiabilidade junto à administração de sua Igreja e aos fiéis, como ainda faz com que cada membro da Comunidade se sinta, mais vivamente, parte integrante da Igreja, que é sua e de todos.

Assim todos, sabendo o destino do seu dízimo, conscientizam-se da importância de sua participação nos trabalhos da Igreja, sentem-se realmente membros dela, crescem em espírito comunitário e têm maior interesse na solução de todas as suas necessidades.

 

Conclusão

 

O Dízimo, como “Partilha Eclesial” nas Paróquias tem um sentido religioso, pastoral e evangelizador para o cristão católico de hoje. É uma catequese viva. Ao assumir o Projeto do Dízimo, a Paróquia está em busca de seu aperfeiçoamento eclesial, fundamentado nos exemplos apostólicos de partilha dos bens e de construção da fraternidade, como frutos da co-responsabilidade e de uma decisão consciente, vinda do coração.

 

A experiência do Dízimo ajudará, certamente, no crescimento do espírito fraterno, comunitário e missionário. “Cada um dê conforme decidir em seu coração, sem pena ou constrangimento, porque Deus ama quem dá com alegria” (2Cor 9,7).

Paróquia São Paulo Apóstolo, Querência do Norte, PR
bottom of page